Mergulho
Mergulho em Rifaina
Para os praticantes de mergulho, a diversidade e um dos combustíveis mais importantes para a atividade. Outra questão importante para escolher pontos de mergulho é a curiosidade, a novidade, enfim a descoberta.
Dois referenciais importantíssimos na escolha do local de mergulho é a visibilidade e a temperatura da água. Que tal mergulhar numa água com visibilidade de 20/25 metros e temperatura da água em torno dos 23,5°? E se a água, fosse doce? Quais e quantas descobertas estariam por vir?
O mergulho em água doce tem crescido como alternativa para mergulhadores nos mais diversos cantos do mundo. No Brasil, que conta com mais de 8.000 km de costa, há espaço para essa atividade? Claro que há! Comumente essa atividade é muito realizada em Mato Grosso do Sul, na região de Bonito, com o que chamamos de flutuação, além do mergulho em cavernas e abismos, o esporte radical mais perigoso do mundo.
Outra opção crescente é o mergulho em represas. E pra você que chegou até aqui temos uma notícia. Rifaina, através do Rio Grande e da Represa de Jaguara, está entre um dos principais locais de mergulho de água doce do País.
Em pleno desenvolvimento e expansão, essa atividade turística tem se destacado muito, pelas facilidades e pelas maravilhas que podem ser observadas em nossas águas. Um percentual significativo dos turistas que vem a Rifaina, principalmente de regiões mais distantes do País, vem ao município com esse objetivo.
Parte importante da história do município foi alterada no início da década de 70 com a formação da Usina Hidrelétrica e do represamento do Rio Grande, construindo o Lago de Jaguara. Há a Rifaina anterior e posterior ao lago.
Por um lado, antigas construções como: casas, olarias, estruturas férreas, pontes, entre outros, ficaram inundadas pelas águas, “atrapalhando” a atividade econômica da época, a própria construção da usina e reconstrução de parte da cidade na beira do lago, trouxe uma nova perspectiva econômica para o município. O desenvolvimento do Turismo de Sol e Praia, além do Ecoturismo e do Turismo de Aventura.
Rifaina é uma cidade pacata do interior do Estado de São Paulo que fica na divisa com Minas Gerais, distante a 470km da capital paulista e fica entre duas importantes regiões dos estados de SP e MG entre Ribeirão Preto e Uberlândia (triângulo mineiro).
O mergulho em Rifaina vem crescendo na região e recebendo cada vez mais mergulhadores que vem a turismo, para check-outs de cursos e treinamentos, entre outras opções.
A região possui muitos cânions e oferece mergulhos para todos os níveis, onde a profundidade varia conforme o ponto de mergulho e pode alcançar os 50m. E encontra-se grandes formações submersas, onde em alguns momentos, passamos por grandes cardumes, resquícios da antiga cidade, cachoeiras submersas, entre outras. Como a região possui muitos pontos de mergulho, há muita coisa pra ver e conhecer, e ainda, parte dos mergulhadores realizaram mergulho noturno.
Há diversas operadoras e opções na região.
O convite está feito, venha conferir!!!