Notícias Noticias
PM Ambiental combate pesca ilegal e flagra menores com tilápias e equipamentos ilegais em Rifaina
Apreensão ocorreu na represa de Jaguara
Em uma ação realizada pela Polícia Militar Ambiental, apreendeu uma grande quantidade de peixes e materiais de pesca ilegais no reservatório da UHE Jaguara, em Rifaina.
O caso envolveu dois menores de idade, que foram flagrados praticando pesca predatória durante a operação Impacto Piracema.
Durante patrulhamento na região, os policiais ambientais, Cabo PM Mendes, Cabo PM Vinícius, Cabo PM Danilo e Cabo PM R. Gomes, receberam uma solicitação de apoio em um flagrante de pesca ilegal com o uso de arbalete (arpão de pesca).
Ao chegar ao local, encontraram os dois suspeitos, identificados como R.M.N., de 17 anos, e P.H.W.C., de 16 anos, ambos saindo da água com 18,735 kg de peixes da espécie Tilápia, capturados de maneira ilegal.
Além dos peixes, os policiais apreenderam os instrumentos utilizados na captura: dois arpões/arbaletes e dois pares de nadadeiras, que foram recolhidos. Os menores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Rifaina, onde a autoridade policial tomou ciência do caso, registrando o Boletim de Ocorrência.
Após serem ouvidos na presença de seus responsáveis, os menores foram liberados.
Administrativamente, os dois pescadores foram autuados com multa simples, conforme o artigo 35 da Resolução SIMA 005/21. O valor da autuação foi de R$ 2.374,70 para cada infrator. Os peixes apreendidos serão posteriormente destinados conforme a legislação ambiental, enquanto os apetrechos de pesca permanecem na sede da Polícia Militar Ambiental.
Esta ação visa coibir a prática ilegal de pesca durante o período de piracema, quando a pesca é proibida para proteger as espécies e o ecossistema local.