Notícias Social

CRAS de Rifaina promove passeio socioeducativo para grupos acompanhados pelos serviços da Assistência Social

Participaram do passeio os grupos: SCFV - crianças; adolescentes; jovens; e idosos, PAIF e PAIFINHO
PUBLICADO EM 11/12/2025

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rifaina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Prefeitura Municipal, realizou no dia 9 de dezembro um passeio socioeducativo destinado aos usuários acompanhados pelos serviços ofertados pela unidade. A ação integra o planejamento de atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos, convivência comunitária e promoção de experiências educativas fora do ambiente habitual.

Participaram do passeio os grupos de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as mulheres atendidas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e as crianças de 3 a 6 anos do PAIFINHO. O grupo passou o dia no Sítio Santa Ângela, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em um day use composto por atividades culturais, ambientais e recreativas.

A programação incluiu monitoria especializada, café da manhã, almoço e café da tarde. Os participantes vivenciaram dinâmicas de movimento corporal, dança e bingo, além de uma visita guiada à Farm Zoo, onde puderam conhecer animais silvestres resgatados e receber orientações educativas sobre fauna, preservação e meio ambiente. As crianças também participaram de atividades exclusivas, como produção de slime, desenhos, gincanas e brincadeiras monitoradas.

De acordo com a equipe do CRAS, ações como esta ampliam o repertório cultural e social dos usuários, promovem interação entre os grupos e fortalecem a participação ativa da comunidade nas iniciativas da Assistência Social do município.

A agenda de atividades continua nos próximos dias. No dia 15 de dezembro, novos grupos do SCFV, desta vez das faixas etárias de 7 a 17 anos, participarão de um segundo passeio ao mesmo local. Além das atividades já realizadas pelo primeiro grupo, a programação incluirá trilha até a cachoeira, visitação ao sítio paleontológico, tirolesa, piscina com escorregador e vivências ambientais, como a produção de mel.

A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça que todas as atividades são planejadas com foco na segurança, inclusão e bem-estar dos usuários, garantindo transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos e na oferta de serviços essenciais à população.