Notícias Noticias

Rifaina realiza Semana de Combate à Dengue de 21 a 25 de novembro

Será combatido o mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
PUBLICADO EM 18/11/2022

Na semana do dia 21 a 25 de novembro será realizada a Semana de Combate à Dengue no Município de Rifaina.

A iniciativa será realizada em parceria da Secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, de Esporte e da Educação.

O objetivo do projeto é demonstrar para os habitantes do município a necessidade de se conhecer e discutir sobre a doença, o ciclo evolutivo do seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti e as formas de prevenção.

Durante a semana de atividades, a Vigilância Sanitária e Controle de Endemias em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e alunos da Escola Estadual Henriqueta Rivera Miranda realizarão uma limpeza no Teatro de Arena da Praia Municipal de Rifaina, para retirada de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, como garrafas, copos e outros.

As Agentes de Endemias distribuirão um check-list para eliminação do mosquito Aedes aegypti aos habitantes, fazendo uma breve orientação sobre a doença, focando na evolução do transmissor e maneiras de prevenção.

Em conjunto com a Secretaria de Esporte, será feita uma gincana com os alunos e, logo após, um debate sobre o tema.

A Secretaria de Saúde também contribuirá com uma conversa sobre a importância do diagnóstico da doença.

Na EMEB João Etchebehere, os alunos do Ensino Fundamental terão Oficina Literária com produção de poesia sobre a dengue.

A coordenadora da Vigilância Sanitária fará uma breve introdução a respeito da doença e serão feitas algumas leituras de poemas sobre a dengue.

Posteriormente, os alunos alfabetizados produzirão os próprios versos e os não alfabetizados, desenhos, colagens ou pinturas que serão expostos no mural da escola.

“Projetos como esse são importantes para reforçar o alerta feito na sociedade sobre a doença, incentivando os moradores a se tornarem agentes de combate à dengue dentro de suas próprias casas”, disse a agente Maria Fornaciari.

Os trabalhos buscam a conscientização da comunidade sobre os sintomas da doença, quais medidas tomar e sua forma de propagação e prevenção.

O projeto será realizado com diferentes atividades durante a semana, como ações, oficinas, orientações e atividades lúdicas. A proposta visa o envolvimento da comunidade no combate e controle das arboviroses.