Notícias Noticias

NOTA TÉCNICA DE ESCLARECIMENTO

NUTRICIONISTAS DETALHAM SOBRE A MERENDA ESCOLAR MUNICIPAL
PUBLICADO EM 30/10/2025

NOTA TÉCNICA

 Eu, Carolina Cristina Coimbra Silva, nutricionista CRN 3 35228 da merenda escolar responsável técnica deste município, juntamente com o quadro técnico Larissa de Amorim Teodoro da Silva - CRN 3 32773 – e Júlia Busatto Santigo – CRN 3 72633, viemos por meio desta nota técnica, frente às desinformações veiculadas nos últimos dias, esclarecer:

 Nosso trabalho pauta-se nas diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) sobre a promoção de uma alimentação diversificada e saudável, com prevalência aos alimentos in natura e regionais, respeitando a aceitabilidade das crianças. “Não adianta servir um preparo e eles não comerem” ...

 Nas resoluções que compete o programa não há nada que relate sobre ser uma exigência ou proibição a oferta de repetição, o que temos é a quantidade mínima de macronutrientes e micronutrientes que devemos ofertar por dia. Portanto damos o direito de as crianças repetirem as principais refeições e/ou as preparações dos cafés da manhã e lanches conforme porcionamento realizado no dia. Cuidamos assim do desperdício e também trabalhamos a conscientização delas.

 Em relação aos cardápios, elaboramos semanalmente conforme várias questões como: clima, disponibilidade e qualidade do alimento, aceitação, festividades, quantidade de merendeiras...

As alterações são realizadas sim, porquê ocorrem imprevistos como não cumprimento da entrega por parte de alguns fornecedores, falta de equipamentos ou do alimento não estar em condições de consumo e etc.  Mas isso não compromete a alimentação escolar. Porém demanda muito trabalho e tempo de organização da nossa equipe. Estamos sempre em contrato com os Gestores Públicos responsáveis para que essas questões sejam sempre resolvidas e mitigadas as suas ocorrências.

 Recebemos todos os anos órgãos fiscalizadores competentes e as avaliações são sempre positivas: presença adequada de legumes ou verduras; de alimentos fontes de ferro heme; de alimentos fontes de vitaminas A; de alimentos processados; de variedade das preparações planejadas e da ausência de alimentos ultraprocessados e proibidos. Claro que, sempre há algo para melhorar e trabalharemos para isso.

Uma observação sobre o fornecimento de bebidas à base de frutas: não substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura. Nossa referência de nutrientes além dos legumes e verduras são as diversas frutas diariamente servidas.

 Diante de tudo isso, viemos por meio desta nota, além de informar, agradecer o apoio de diversos pais, alunos, servidores, gestores e cidadãos rifainenses que nesses últimos dias tem nos procurado para prestar solidariedade e reafirmar a confiança em nosso trabalho.

 Repelimos qualquer ato de desinformação desprovido de conhecimento técnico, reforçando nosso compromisso com a melhor alimentação para nossas crianças, e do estrito cumprimento da legislação,  nos colocando a disposição para qualquer esclarecimento.

 Rifaina, 30 de outubro de 2025.

 Carolina Cristina Coimbra Silva

CRN 3 35228

 Larissa de Amorim Teodoro da Silva

CRN 3 32773

 Júlia Busatto Santigo

CRN 3 72633