Notícias Noticias
Rifaina integra o programa Muralha Paulista e reforça a segurança pública
O programa conecta câmeras públicas e privadas em uma única plataforma integrada
Rifaina agora faz parte do Muralha Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que utiliza monitoramento inteligente com reconhecimento facial e leitura de placas para fortalecer o combate à criminalidade. A cidade é a primeira da região de Franca a adotar o sistema.
O programa conecta câmeras públicas e privadas em uma única plataforma integrada às forças de segurança. As câmeras da Guarda Civil Municipal passaram a enviar imagens em tempo real para o centro de operações estadual, permitindo identificar:
- Pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça
- Veículos furtados ou roubados
- Pessoas desaparecidas
Além disso, o sistema emite alertas automáticos, agilizando ações da Polícia Militar, Polícia Civil e GCM.
O Muralha Paulista está conectado ao Sistema Cortex, utilizado nacionalmente para cruzamento e análise de dados. Com Rifaina, o programa já está presente em outros municípios da região de Ribeirão Preto, como Batatais, Bebedouro, Serrana e Olímpia.
O Secretário da Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, destacou o impacto da tecnologia no fortalecimento das ações policiais: “Esse é um grande avanço em segurança pública com uso de tecnologia. O sistema gera alertas em tempo real e tem sido fundamental para o controle da mobilidade criminal, fortalecendo a atuação das nossas forças policiais”, afirmou o secretário.
Rafael Ramos, subsecretário de Projetos da SSP, também ressaltou a importância da integração entre municípios: “É a primeira vez que o Estado conecta os municípios em um sistema unificado de segurança pública, funcionando como um grande concentrador de dados”, explicou.
Segundo o Prefeito Wilson Alves da Silva Junior (Junior da Saúde), a tecnologia representa mais segurança para a população. Enquanto o Secretário Municipal de Segurança, Marcos Cezar Belmiro, reforça que a integração amplia a capacidade de resposta e atuação preventiva da Guarda Municipal.
Todo o processo de governança e proteção de dados segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com acesso restrito e acompanhamento da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), garantindo a transparência e a segurança das informações.


 ACESSO À INFORMAÇÃO
 ACESSO À INFORMAÇÃO 
						 
						 
							 
                             
                                            .png) 
                                            