Notícias Noticias

Prefeito Hugo entrega diplomas do curso de formação de aquaviários: geração de renda e emprego ao município

Formandos realizaram no mês de agosto curso ministrado por oficiais da Marinha do Brasil
PUBLICADO EM 14/10/2022

O prefeito de Rifana, Hugo César Lourenço realizou a entrega da Certificação de Proficiência dos alunos do Curso de Formação de Aquaviários, reaizado pela Marinha do Brasil no mês de agosto, no Município de Rifaina.

A certificação pode ser realizada em virtude da parceria da Prefeitura de Rifaina, com a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná - CFTP, localizada em Barra Bonita.

O curso de Formação de Aquaviários Convés e Máquinas teve a finalidade, segundo o secretário Municipal de Governo, Alcides Diniz dos Santos, o Cidinho, de garantir segurança e profissionalização, voltado ao social, geração de renda e emprego, aos cidadãos que trabalham diariamente na Represa de Jaguara (Rio Grande), que margeia a cidade de Rifaina.

As aulas foi ministradas no auditório da Casa da Cultura Rui Reis e aulas práticas programadas no curso foram realizadas em piscinas e até mesmo na represa de Jaguara.

Noções e regras

Durante uma semana, os alunos assimilaram as noções de regras de navegação, estabilidade da embarcação, noções de primeiros socorros, prevenção do meio ambiente, relações interpessoais e responsabilidades sociais.

A certificação obtida pelos formandos possibilita ainda a ascensão na carreira de aquaviário, a depender do tempo de embarque e da realização de novos cursos.

A CIR

O documento que certificou os participantes do curso é a CIR – Caderneta de Inscrição e Registro – de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário.

A CIR é emitida para prover o portador de identificação a fim de viajar de/ou para uma embarcação, além de registrar o serviço aquaviário.

O curso em Rifaina

O Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-II C/M – Nível1), destinou-se a habilitar os novos aquaviários a conduzirem e/ou tripularem embarcações de atividade profissional (como por exemplo lanchas ou botes de turismo náutico, pesca profissional, balsas, areeiros, marinas náuticas, etc...).

Trinta formandos receberam a Carteira de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado de conclusão do curso, que habilita o profissional a trabalhar na praça de máquinas e no convés das embarcações.

Durante uma semana, os alunos assimilaram as noções de regras de navegação, estabilidade da embarcação, noções de primeiros socorros, prevenção do meio ambiente, relações interpessoais e responsabilidades sociais.

Na foto: Prefeito Municipal Hugo Lourenço, formando Effer Fuga Júnior e o secretário municipal de Governo, Cidinho