Notícias Obras e Serviços
CIDADES VÃO BRIGAR CONTRA NOVO PEDÁGIO NA PORTINARI
As cidades de Rifaina, Pedregulho e Jeriquara têm motivos de sobra para brigarem contra a instalação de pedágio no trecho entre Franca e Cristais Paulista que está sendo duplicado.
E é isso que prometem fazer os prefeitos Abrão Bisco Filho (Rifaina), José Raimundo de Almeida Júnior - Zezinho do Galego (Pedregulho) e Sebastião Henrique Dal Piccolo – Tião (Jeriquara).
Os prefeitos de Cristais Paulista, Miguel Marques, e de Franca, Alexandre Ferreira, ambos do PSDB, mesmo partido do Governador Alckmin, que está criando os pedágios em toda a malha estadual, ficam entre a cruz e a espada.
Ambos sabem que o pedágio pode gerar grita geral dos moradores que usam a estrada, mas também sabe que o pedágio gerar boas receitas com ICMS para as cidades. Resta saber, se a praça de pedágio, caso instalada, ficaria no perímetro municipal de Franca ou de Cristais Paulista.
O prefeito de Rifaina Abrão Bisco Filho e seu vice Alcides Diniz dos Santos – Cidinho, já se inscreveram para as audiências públicas que começam no final deste mês.
Eles demonstram preocupação pelo fato de que as concessões terão tempo muito prolongado, sem obrigação de que o trecho do km 421até o km 469 (divisa com Minas) seja duplicado.
O vice Cidinho lista algumas das questões que o prefeito Abrão e ele defenderão já na primeira audiência pública na Artesp, dia 26/01.
“O VDM (Veículos Diários Médios) é de 3000/dia, eles exigem 5000/dia, porém nos finais de semanas e feriados este número triplica, mas eles usam o índice menor para negar a duplicação do restante do trecho”, diz Cidinho.
O Prefeito Abrão mostra preocupação pelo fato de que o número de acidentes não seja um fator preponderante nos estudos técnicos: “Somos uma região em potencial crescimento (turismo), que recebe grande número de visitantes e a consequência é o número alto de acidentes, principalmente nos fins de semana”, diz o prefeito de Rifaina.
O vice Cidinho também alerta para uma questão futura, que se passar nas audiências públicas agora, não terá mais retorno: “O programa de concessão será por 30 anos, se formos esperar esse prazo, a rodovia já não irá suportar o tráfego, portanto necessitamos de uma programação de duplicação para os próximos 5 a 10 anos, no máximo”, diz.
Além disso, lembra Cidinho, a Portinari passando por Pedregulho e Rifaina, é um corredor importante de acesso ao Estado de Minas Gerais.
Os líderes e administradores de Rifaina também reclamam que os lotes não incluem a duplicação em nossa região, além dos 15 km entre Franca e Cristais.
“O cidadão irá pagar um preço para outras regiões do Estado que terão o benefício de duplicação”, alerta o vice Cidinho.
Já o Prefeito Abrão aponta outra questão que será levantada nas audiências públicas da Artesp, a partir do dia 26 e que já foram levadas ao Superintendente do DER, Engenheiro Armando Costa Ferreira (foto acima).
“Vamos comprovar através de dados regionais, que somos uma região bem populosa, em crescente crescimento, com grande potencial em diversas áreas e setores”, afirma.
As audiências
As Audiências Públicas são abertas ao público em geral e serão realizadas conforme cronograma abaixo:
São Paulo - Dia 26/01 no DER - São Paulo.
Assis - Dia 27/01, na Câmara Municipal.
Capão Bonito - Dia 28/01, na FATEC Capão Bonito.
Araraquara - Dia 1º/02, na ETEC Professora Anna Ferraz.
Peruíbe - Dia 02/02, no Auditório Afinidades.