Notícias Trabalho e Renda

RIFAINA PREPARA PROFISSIONAIS PARA O MAIS MODERNO FRIGORÍFICO DE PEIXES DO PAÍS

PUBLICADO EM 05/12/2013
A Prefeitura Rifaina através da Secretaria de Emprego e Trabalho iniciou o treinamento de profissionais que trabalharão no Frigorífico de Pescado da Multinacional MCassab que está em fase de conclusão na cidade. Trata-se da primeira turma do Curso de Boas Práticas na Manipulação Higiênica e Sanitária de Peixes. 
A ideia de capacitar profissionais para a filetagem e manipulação de peixes vem de encontro à preocupação do poder público de preparar os munícipes de Rifaina para a inauguração do Frigorifico da MCassab que está previsto para 2014. A unidade da multinacional está sendo construída às margens da Rodovia Cândido Portinari, próxima ao perímetro urbano de Rifaina. 
Depois de várias reuniões entre a Prefeitura, a Secretaria de Emprego e Trabalho e a diretoria da unidade da MCassab ficou convencionado que seria firmada parceria da Prefeitura com o SENAC para ministrar o treinamento dos novos profissionais, sob a supervisão da empresa.  
Segundo o Secretário George Augusto Afonso, de Emprego e Trabalho, foram treinadas quatro turmas, cada uma com 25 candidatos às vagas que serão disponibilizadas pela empresa. A Prefeitura e a MCassab investiram R$ 428 por cada profissional formado, investindo assim na geração de emprego e renda para moradores da própria cidade.  
O Prefeito Abrão Bisco Filho mostrou toda a sua disposição em investir cada vez mais na geração de emprego na cidade, depois que a unidade da MCassab foi trazida a Rifaina na administração do prefeito Hugo Lourenço (2005-2012) da qual ele foi vice-prefeito. “Acreditamos de esta forma atender nesta primeira etapa o máximo de pessoas para inicio de contratação a partir de 2014, e se necessário ampliaremos mais turmas, conforme a necessidade do frigorífico”, disse Abrão. 
O FRIGORÍFICO - A empresa M. Cassab Indústria e Comércio através de sua unidade MCassab Foods está construindo em Rifaina uma unidade dotada de criação de Tilápias em tanques e redes e um frigorífico industrial para o processamento dos peixes que serão exportados para o Mundo inteiro. O frigorífico será um dos mais modernos do Brasil, segundo a empresa. As instalações estão sendo construídas numa área de mais de 10,8 mil metros quadrados adquirida pela empresa no Distrito Industrial de Rifaina, no km 463 da Rodovia Cândido Portinari. Cerca de 250 pessoas deverão ser empregadas na unidade de Rifaina. 
O anúncio oficial da instalação da empresa M. Cassab em Rifaina foi feito pelo ex-prefeito Hugo César Lourenço em dezembro de 2009 e a primeira fase foi a instalação dos tanques de criação das tilápias numa área de oito alqueires nas margens da estrada do Vale do Bom Jesus, já em plena operação.   
O frigorífico da M. Cassab Foods que está em construção às margens da Cândido Portinari será utilizado para recebimento, manipulação, frigorificação, distribuição e comércio de pescado. A área construída é de 10.848 m2. O gerenciamento da obra é da empresa Voltan Engenharia, de Jales (SP) e a construção é da Planej – Projetos e Construções, de Orlândia (SP). 
A obra será concluída no segundo semestre deste ano e com o Entreposto de Pescado de Rifaina, o Grupo M. Cassab planeja intensificar sua atuação no setor alimentício com a oferta do ciclo completo de produção de tilápia, com a criação própria do pescado em tanques-rede. Com investimentos de R$ 15 milhões, as instalações da M. Cassab Foods com tanques de criação de tilápia em Rifaina tem oito hectares de área e capacidade produtiva mensal de 400 toneladas, a unidade focará a distribuição e comercialização do pescado no Estado de São Paulo, mas pretende expandir a atuação para o mercado nacional. 
ALTA TECNOLOGIA - Todo o processo de cultivo de tilápias será certificado por agências nacionais e internacionais e será baseado nos pilares de sustentabilidade (econômica, social e ambiental), rastreabilidade e qualidade. Outro diferencial do ingresso da M. Cassab Foods no segmento alimentício se dá com a utilização de tecnologia aliada à inovação em todas as etapas do processo.
Nos tanques, por exemplo, a alimentação será monitorada por sistemas computadorizados, evitando assim desperdícios e maximizando o uso racional de alimento. A água dos viveiros de reprodução e alevinagem também será reaproveitada graças a um moderno sistema fechado de recirculação. Além disso, as rações usadas na criação dos peixes terão elevados índices de aproveitamento, e consequentemente baixos fatores de conversão alimentar.
A entrada da MCassab no ramo da piscicultura se dará através de Rifaina. É a primeira planta industrial do grupo neste ramo. Só na criação de alevinos e na industrialização no frigorífico são utilizados 150 empregados de Rifaina. As pessoas de Rifaina a serem contratadas serão treinadas em cada uma das funções para as quais forem chamadas, segundo a empresa. As 150 vagas foram oferecidas já na primeira etapa. Quando o frigorífico estiver produzindo, as tilápias sendo processadas e embaladas para exportação, a MCassab acredita estar trabalhando com cerca de 250 funcionários. 
O prefeito de Rifaina, Abrão Bisco Filho afirmou que a concretização da vinda da empresa para a cidade é um atestado de que os diretores acreditaram num projeto que começou há quase quatro anos e que se torna realidade para uma cidade que poderá ter 100% de sua população ativa empregada numa sólida companhia como é a MCassab.