Notícias Trabalho e Renda
M.CASSAB CONTRATA NOVA TURMA PARA FAZENDA DE CRIAÇÃO DE TILÁPIAS
PUBLICADO EM 04/01/2014
A empresa multinacional M.Cassab, que está instalando o maior frigorífico de processamento de peixes em Rifaina estará contratando novos funcionários do sexo masculino para sua unidade de produção de tilápias. Para tanto, a Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Emprego e também o Serviço Social estarão recebendo e auxiliando os interessados a preencher currículos. O início do recebimento das propostas de trabalho será no próximo dia 06/01, segunda-feira. Os selecionados trabalharão na fazenda de criação de peixes que a empresa mantém na cidade desde 2012.
Quanto às oportunidades para funcionários do sexo feminino, o secretário de Trabalho e Emprego, George Augusto Afonso informou que as candidatas já pré-selecionadas continuam cursando a capacitação para Boas Práticas e Manipulação de Pescado. Segundo a informação, a partir de 14 de janeiro elas começarão a ser convocadas para o início das atividades, conforme a lista de inscrição.
O frigorífico de processamento dos peixes está sendo construído às margens da Rodovia Cândido Portinari deverá ser inaugurado nos próximos meses. Ele processará 20 toneladas de peixe por dia para exportação, as tilápias que já estão sendo criados em tanques na unidade localizada na Estrada do Vale do Bom Jesus.
INVESTIMENTOS - Segundo o Executivo da M.Cassab, Sílvio Coelho, para o segundo semestre deste ano, o Grupo M.Cassab planeja intensificar sua atuação no setor alimentício com a oferta de produtos diferenciados de tilápia, originados da criação própria verticalizada com uso do sistema de tanques-redes.
Com investimentos de R$ 15 milhões, as instalações da M.Cassab Foods com tanques de criação de tilápia serão em Rifaina. Com capacidade produtiva mensal de 400 toneladas, a unidade focará a distribuição e comercialização do pescado no estado de São Paulo, mas pretende expandir a atuação para o mercado nacional.
“Em breve, nossas tilápias já estarão sendo processadas no frigorífico próprio, que ocupará uma área de 15 mil m2 e capacidade inicial de processamento de 20 toneladas de peixes por dia”, explica o executivo.
ALTA TECNOLOGIA - Todo o processo de cultivo de tilápias será certificado por agências nacionais e internacionais e será baseado nos pilares de sustentabilidade (econômica, social e ambiental), rastreabilidade e qualidade. Outro diferencial do ingresso da M.CASSAB Foods no segmento alimentício se dá com a utilização de tecnologia aliada à inovação em todas as etapas do processo.
Nos tanques-rede, por exemplo, a alimentação será monitorada por sistemas computadorizados, evitando assim desperdícios e maximizando o uso racional de alimento. A água dos viveiros de reprodução e alevinagem também será reaproveitada, graças a um moderno sistema de recirculação fechada. Além disso, as rações usadas na criação dos peixes terão elevados índices de aproveitamento, e baixos índices de conversão alimentar.
“A piscicultura é uma atividade relativamente nova, com grande potencial de crescimento no Brasil e no mundo. Em nosso primeiro ano de atuação esperamos um crescimento acima de 15%”, completa Coelho. A expectativa do Grupo M.Cassab é contar com 190 profissionais, sendo 150 recrutados para a produção de tilápias, em Rifaina.