Notícias Social
RIFAINA INSTALARÁ ACADEMIA ESPORTIVA ADAPTADA DE ACESSIBILIDADE
PUBLICADO EM 25/07/2013
O Prefeito de Rifaina, Abrão Bisco Filho (PTB) assinou com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, convênio para implantação de uma Academia Adaptada na cidade. Dos 645 municípios do Estado, apenas 25 receberão o equipamento comunitário e Rifaina é a única da Região Administrativa de Franca, que congrega 23 municípios – a receber equipamentos de musculação práticos, funcionais e versáteis para possibilitar o acesso da pessoa com deficiência e aumentar a motivação em realizar atividades físicas. Os investimentos em Rifaina deverão ser de R$ 47 mil segundo o prefeito Abrão Bisco Filho.
O uso dos equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida. O uso desses equipamentos de musculação adaptados deve ser devidamente orientado e supervisionado por profissionais de educação física.
Segundo a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara Rizzo Battistella, o projeto é pioneiro. “A academia adaptada é inovadora porque não é exclusiva para a pessoa com deficiência, é uma academia que serve a todos, mas que tem um desenho que privilegia a pessoa com deficiência”. Desde 2011, a Secretaria promove a inclusão por meio do esporte nos municípios de São Paulo. No interior, apenas São José do Rio Preto, Bauru, Dois Córregos e Pederneira já contam com academias adaptadas para pessoas com deficiência.