Notícias Saúde

TELEFONE 192 SÓ FUNCIONARÁ EM RIFAINA QUANDO OPERADORA VIVO RESOLVER BUROCRACIA

PUBLICADO EM 09/08/2013
As cidades de Rifaina, Pedregulho e Jeriquara estão impossibilitadas de usar o telefone de emergência especial 192 em virtude de problemas burocráticos causados entre as operadoras de telefonia Vivo (que atende às três cidades) e CTBC (que opera em Franca). O telefone 192 é exclusivo do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, realizado em parceria dos Municípios de Franca, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Rifaina e Jeriquara.
A Central Regional do SAMU é Franca, onde o sistema 192 é fornecido pela CTBC. Nas outras cidades do sistema, a Operadora é Vivo, que enfrenta problemas comerciais e burocráticos para operacionalizar o sistema 192, prejudicando, inclusive, a entrada em operação da Ambulância-Resgate do SAMU que está em Pedregulho há mais de três anos, sem poder ser utilizada. 
O Prefeito Abrão Bisco Filho (PTB) e o Secretário de Saúde do Município, Antônio Carlos Marcelino – Carlinhos da Saúde têm tentado juntamente com os prefeitos José Raimundo de Almeida Júnior – Zezinho do Galego (Pedregulho), Sebastião Henrique Dal Piccolo (Jeriquara) e Marcos Ferreira (Patrocínio Paulista) que a ANATEL interfira no problema operacional entre Vivo e CTBC. 
Segundo o Secretário de Saúde de Rifaina, Carlinhos da Saúde, por conta de problema, os pedidos de atendimento médico de emergência e a remoção de pacientes por ambulâncias devem continuar sendo feitos pelo telefone fixo do Centro de Saúde (3135-1174).