Notícias Turismo

ANTEPROJETO DE PLANO DIRETOR REUNIU COMUNIDADE NA SEGUNDA AUDIÊNCIA PÚBLICA

PUBLICADO EM 31/10/2014
A equipe encarregada de discutir com a comunidade a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Rifaina se reuniu com a população na última quarta-feira (29/10) em mais uma audiência pública, na Casa da Cultura Rui Reis. 
Cerca de 40 pessoas, empresários, do ramo de hotéis e pousadas, bares e restaurantes e comunidade em geral, participaram da discussão com a presença do Prefeito Abrão Bisco Filho, do vice-prefeito Alcides Diniz dos Santos – Cidinho e do Secretário de Turismo, Cláudio Masson. 
Sete representantes do setor de hotéis e pousadas estavam presentes, como da Pousada Vale do sol, Rifaina Palace, Pousada da Pedra, Mandevilla, Praia Branca, Morada dos Anjos e Hotel Iter Polo. 
 O Secretário de Turismo Claudio Masson, abriu os trabalhos da noite passando a palavra ao Turismólogo responsável pela elaboração do PDT de Rifaina, Carlos Alberto de Oliveira. Após a abertura houve a palestra da cerimonialista Fernanda Leal, de Araraquara, que falou sobre o Mercado de Eventos e Oportunidades. A palestrante discorreu sobre mercado, metodologia.  
Ainda na Audiência Pública foram apresentados por Carlos Alberto de Oliveira, os  resultados de pesquisas que baseiam o Plano Diretor, que ouviu turistas que frequentam a cidade e a própria comunidade rifainense.
 Ao final o Secretário Claudio Masson esclareceu acerca de questões levantadas na primeira reunião pela comunidade. Após, os presentes se revezaram com ideias e opiniões. 
Segundo Cláudio Masson, numa análise dos principais pontos da audiência, houve destaque para propostas como a realização de eventos para reforço de temporadas, como festival de bares e artesanato, festival de inverno, pesca esportiva, eventos nauticos, eventos culturais. 
Segundo ele, também foram discutidos planos e projetos sobre infraestrutura como: organização do transito, limitação ao trânsito e fluxo de ônibus, vans e afins na orla da praia principalmente nos fins de semana. Também se falou sobre a necessidade de disciplinamento ao tráfego  de tratores (para reboques de embarcações), operação do centro de atendimento ao turista, organização de uma cooperativa para coleta de lixo reciclavel, folheteria de educação ambiental e elaboração de cartilha dirigida ao turista.  
OBJETIVOS – A implantação do Plano Diretor de Turismo é uma das metas a serem atingidas por Rifaina para que a mesma seja transformada em Município de interesse turístico. Através desta classificação, a cidade deverá receber recursos oficiais do Estado para desenvolver ainda mais seu potencial. 
Atualmente no Estado de SP há 70 municípios classificados como “Estância Turística”. Os últimos transformados são Guaratinguetá, Olímpia e Brotas. Município classificados como “Estância” podem receber mais recursos, como é o caso de Brotas, que pode alcançar R$ 5 milhões por ano. 
Na classificação inicial, que é “Interesse Turístico” o repasse de recursos é em média de R$ 600 mil anuais. Tramita na Assembleia Legislativa, projeto para transformar 140 municípios como de “Interesse Turístico”. Pela legislação proposta, a cada três anos, dependendo do cumprimento de metas – como a instalação do Plano Diretor de Turismo – três destes municípios poderão subir de classificação para “Estância Turística”. 
 

OUÇA NOTÍCIAS DA SEMANA NA RÁDIO CIDADE DE RIFAINA

 

MAIS NOTÍCIAS NO FACEBOOK CIDADE DE RIFAINA