Notícias Turismo

PREFEITURA DEVE INSTALAR MAIS 12 CÂMERAS E MONITORAR 87 POR CENTO DA CIDADE

PUBLICADO EM 27/05/2016
A Prefeitura de Rifaina deverá instalar mais 12 câmeras de alta definição (HD) para atingir 67 equipamentos de captação de imagens e atingir 87% de monitoramento eletrônico na cidade.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Segurança do Município, tenente Carlos Alberto Thomazélli, em audiência realizada na Câmara de Vereadores de Rifaina, convidado que foi pelos vereadores para falar sobre a qualidade dos serviços que foram implantados no ano passado.
Com a instalação das 12 novas câmeras, a Guarda Civil Municipal – GCM – de Rifaina passará a operar 67 aparelhos nos chamados pontos estratégicos da cidade, definidos após levantamento da Secretaria de Segurança, em parceria com a Polícia Militar. 
O Tenente Thomazélli levou à Câmara, representantes da empresa de monitoramento contratada pela Prefeitura que explicaram aos vereadores, como o sistema funciona. 
Os vereadores alegaram que em alguns casos a Polícia Militar havia se queixado que não era possível ler as placas de veículos que estiveram envolvidos em crimes de menor potencial ofensivo, como furtos, ocorridos na cidade, mesmo com o sistema de monitoramento.
Os parlamentares receberam uma detalhada explicação a respeito das câmeras que operam pela Guarda Civil Municipal, com as qualidades HD, Full HD e Speed Home. 
Os vereadores foram esclarecidos que o sistema de monitoramento na cidade é uma forma aditiva de segurança, aliada ao trabalho da própria Guarda Civil e da Polícia Militar, encarregada do patrulhamento preventivo da cidade. 
 
Veículos abandonados
Durante a audiência com os vereadores, o Tenente Thomazélli também elogiou o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, sob a coordenação de seu chefe, Rodrigo Ferreira, que possibilitou a retirada de 17 veículos abandonados em vias públicas de Rifaina.
“Estes veículos foram localizados, fotografados e seus donos contatados pela Guarda Civil Municipal, fazendo sua retirada. Estamos aguardando a retirada apenas do último veículo, evitando dissabores para seus proprietários como aplicação de multa, apreensão e eventual leilão”, explicou Thomazélli. 
A cidade tem legislação municipal que prevê o a remoção, apreensão e leilão de veículos em estado de abandono nas ruas da cidade. 
 
Lei municipal
A Prefeitura de Rifaina começou a aplicar em abril passado, a legislação prevista na lei 30/2015 de 24 de agosto de 2015, que trata da remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize abandono em vias públicas da cidade. 
A lei proíbe abandonar ou estacionar veículo em situação que caracterize seu abandono, como aqueles motorizados ou não, sem condições de verificar sua identificação obrigatória, por meio das placas - sem identificação de numero de chassi, sem identificação de n° de motor, com registro de comunicação de venda, no sistema informatizado do DETRAN.
Também são considerados abandonados os que apresentem débitos fiscais registrados no sistema, estacionados no mesmo local, por 30 dias consecutivos sem funcionamento, acumulando lixo prejudicando o fluxo de veículos, pessoas e ou serviços públicos.