Notícias Saúde
RIFAINA E SACRAMENTO SE UNEM CONTRA DENGUE NOS CLUBES ÁGUAS DO VALE E WET WORLD
- Águas do Vale e Wet World estão fechados e período de chuvas que se aproxima preocupa autoridades sanitárias -
A Secretaria de Saúde, a Visam -Vigilância Sanitária Municipal de Rifaina promoveram um encontro de trabalho com autoridades sanitárias de Sacramento MG, debatendo a grave ameaça de expansão dos casos de dengue opor conta do abandono dos clubes Wet World e Águas do Vale.
Embora os dois clubes náuticos estejam localizados no município mineiro, as ameaças de criadouros de mosquitos transmissores de doenças como Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus estão mais próximos da cidade paulista, que, inclusive, não pode combater a doença no estado vizinho.
Com isso, a ideia de Rifaina e Sacramento é adotar medidas conjuntas contra os proprietários dos clubes desativados Wet World e Águas do Vale, segundo afirmou o chefe da Visam de Rifaina, Rodrigo Ferreira.
Uma das ideias nascidas do encontro foi que Sacramento instituía em seu território, as mesmas leis e práticas de prevenção e combate aos criadouros do mosquito aedes aegypti, legislação esta que prevê a aplicação de multa e autorização do uso de força policial para ações das equipes de agentes de vetores limparem as áreas que potencializam os focos, como é justamente o caso dos dois clubes que se encontram fechados.
Participaram da reunião o Secretário de Saúde de Rifaina, Willian Ribeiro, o Chefe da Visam/Rifaina, Rodrigo Ferreira, o vereador rifainense, Fernando Augusto Morenghi Rodrigues - Tucura, o Secretário de Saúde de Sacramento Reginaldo Afonso dos Santos, o Educador em Saúde Bérgson Santos e o coordenador de zoonoses Newton César.
A Visam de Rifaina informou que a preocupação com a dengue e outras doenças tropicais aumenta no período que vai de setembro a fevereiro, por causa do aumento das chuvas e o acumulo de água que potencializam os criadouros do mosquito aedes aegypti.
Há oito meses sem registrar nenhum caso de dengue, Rifaina, que é exemplo de prevenção e combate na área de doenças infectocontagiosas quer manter este padrão, segundo solicitou o Prefeito Hugo Lourenço, à sua equipe de saúde.