Notícias Saúde
CIDADE PROGRAMA CAMINHADA PASSOS QUE SALVAM, CONTRA CÂNCER INFANTO-JUVENIL
- Evento será em 26 de novembro e massificará campanha de combate à doença entre moradores e turistas -
A cidade de Rifaina realizará, com apoio da Prefeitura, a 1ª Caminhada Passos que Salvam, sob a coordenação do Hospital do Câncer de Barretos, com o intuito de mobilizar e orientar a população sobre os sinais e sintomas do Câncer Infanto-Juvenil.
Para tanto, o prefeito Hugo Lourenço reuniu-se em seu Gabinete com coordenadores do Grupo de Voluntários Amigos do Hospital do Câncer em Rifaina, representado por Edison Vieira Barbosa, o secretário de Turismo, Cláudio Masson e o Assessor de Comunicação da Prefeitura, para definir os rumos dos preparativos.
Ficou inicialmente definido que o evento “Caminhada Passos que Salvam – Todos em Direção à Cura do Câncer Infanto-Juvenil” será no dia 26 de novembro, na semana que em que se comemora o Dia Nacional (26/11).
A caminhada, com carreata e participantes com camisetas e bonés customizados terá concentração na Praça Edgar Ajax, às 08h e saída em direção ao Calçadão da Praia, passando pelas principais ruas da cidade.
No Calçadão, os organizadores apresentarão detalhes da Campanha de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil na cidade e haverá a dispersão dos participantes.
Os interessados em adquirir o kit da Caminha, composto de Boné e Camiseta devem entrar em contato com o senhor Edison, no telefone (16) 99143-5995.
Porco à Paraguaia
No dia 19 de novembro, o Grupo de Voluntários Amigos do Hospital do Câncer de Barretos realizará um almoço beneficente (Porco à Paraguaia) para arrecadação de recursos à entidade, no Centro de Eventos de Rifaina “Divino Roberto Gonçalves”.
O evento terá a participação especial da dupla Emílio & Eduardo, que também estará colaborando com a iniciativa que tem total apoio do Governo de Rifaina.
As informações sobre a venda de mesas podem ser obtidas também pelo telefone (16) 99143-5995, com Edison.
O câncer infanto-juvenil
Sinais e Sintomas do Câncer Infanto-juvenil
Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores:
• desinformação dos pais
• medo do diagnóstico
• desinformação dos médicos
Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.
Os primeiros sintomas do câncer infanto-juvenil
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:
dores de cabeça pela manhã e vômito;
caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
aumento de tamanho de barriga;
brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.