Notícias Noticias

Represa de Rifaina será monitorada para detectar poluição

Iniciativa de medir poluição foi anunciada pelo Prefeito de Rifaina Júnior da Saúde
PUBLICADO EM 30/01/2025

Um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Rifaina e da AARR (Associação dos Amigos da Represa de Rifaina) promete criar ações para combater a poluição e desenvolver ações de proteção ambiental das represas de Jaguara e Estreito. 

Um encontro para discutir as questões ligadas ao rio Grande foi realizado no sábado, 25, com participação de autoridades dos municípios de Pedregulho, Rifaina e Sacramento (MG).

 O prefeito de Rifaina, Júnior da Saúde (PSD), disse que a Prefeitura irá contratar um laboratório especializado para coleta e monitoramento constante da qualidade da água da represa. Uma das preocupações é em relação à deterioração das águas pela empresa que mantém um criadouro de tilápias em tanques na represa. 

O presidente da Câmara de Vereadores de Sacramento, Talhys Nunes (PL), que representou o prefeito do município, Júnior Trevisan (PL), disse que o Ministério Público de Sacramento investiga as atividades da empresa que opera no rio Grande.

O vereador Wanderley Moreira de Carvalho (Solidariedade), de Pedregulho, disse que a empresa de tilápias já demonstrou interesse em montar uma nova planta na região, mas não deverá ter apoio do Legislativo, com a população já preparando um abaixo-assinado contra. 

Por sua vez, o presidente da AARR, Neto Bozelli, reafirmou o potencial turístico da região como grande gerador de emprego e renda, destacando a importância do papel das autoridades no apoio às ações da associação e também de tomar iniciativas no intuito de coibir, nas represas e em seu entorno, atividades empresariais com potencial poluidor, mantendo fiscalização rigorosa para que sejam cumpridas medidas efetivas mitigadoras de impacto ambiental.

Texto de Nilson Fradique