Notícias Noticias

ENGIE e Andritz selam acordo para modernização da Usina Hidrelétrica Jaguara

Atividades devem começar em 2025 e têm previsão de término em 2028
PUBLICADO EM 12/08/2023

A ENGIE Brasil Energia e a Andritz Hydro Brazil celebraram um contrato para modernização da Usina Hidrelétrica Jaguara, localizada em Rifaina, no estado de São Paulo. Com capacidade instalada de 424 MW, a usina está em operação desde 1971, e passou a compor o parque gerador da ENGIE em 2017, após vitória em leilão promovido pelo Governo Federal.

O acordo inclui a modernização de quatro unidades geradoras, com capacidade de 106 MW cada, geradores, turbinas, reguladores de velocidade e tensão, sistema digital de supervisão e controle, sistema de proteção e todos os sistemas auxiliares relacionados. A iniciativa reforça o compromisso da ENGIE com a operação e manutenção de seus ativos, referência no setor elétrico nacional. A modernização irá ampliar a vida útil e a confiabilidade da usina, o que também aumenta a segurança operacional e a disponibilidade do ativo, cuja concessão se encerra somente em 2048.

O contrato firmado entre a ENGIE e a Andritz tem previsão de execução em quatro anos (2025-2028), e faz parte do projeto de modernização das Usinas Hidrelétricas que compõem o portfólio da ENGIE Brasil Energia. “A modernização de hidrelétricas constitui um eixo de investimento importante da Companhia. Essas atualizações aprimoram a eficiência operacional da usina e agem preventivamente, mitigando os riscos operacionais e das equipes de O&M, bem como mitigam as falhas que possam ocasionar em interrupções no funcionamento do ativo”, comenta Jose Laydner, Diretor de Operações da ENGIE Brasil Energia.

O contrato amplia a parceria entre as companhias. A Andritz Hydro Brazil já forneceu serviços de manutenção em Usinas como Itá, Machadinho, Miranda e na Usina Jaguara, com a modernização do gerador da UG1 que está em andamento. “Esse é o maior contrato que a Hydro Brasil já assinou para um único projeto de modernização de usina hidrelétrica e temos orgulho que seja com uma das maiores geradoras hidrelétricas do país. É um contrato que consolida a posição da Andritz como um player líder no mercado hidrelétrico brasileiro” comenta Dieter Hopf, Presidente Andritz Brasil.

“As hidrelétricas desempenham um papel fundamental na matriz energética brasileira e são essenciais para os avanços da transição energética e para a segurança energética do país. O nosso papel, como líderes em energia renovável no Brasil, é estabelecer parcerias como está com a Andritz, que modernizam nossas Usinas e asseguram nossa disponibilidade ao Sistema Interligado Nacional”, destaca Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

 Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.