PREVISÃO
DO TEMPO

Notícias Noticias

NASF de Rifaina vai trabalhar com Avaliação Neuropsicológica

A psicóloga infantil Thayris Amorim e o psicólogo Flavio Indiano trabalharão com as crianças da cidade
PUBLICADO EM 07/04/2022

A Prefeitura de Rifaina continua investindo firmemente na área da Saúde, um setor que é considerado prioritário pela administração do Prefeito Hugo César Lourenço e do vice-prefeito Júnior da Saúde.

Nos últimos dias, atendendo a pedidos do pessoal do Núcleo de Assistência Social da Secretaria da Saúde, foi adquirido para a equipe de Psicologia um aparelho que permite o método de Avaliação Neuropsicológica Wisc - IV, para crianças.

A Prefeitura também viabilizou a capacitação dos profissionais que trabalharão com a aplicação do método, a psicóloga infantil Thayris Amorim, o psicólogo Flavio Indiano e Nelsi Maria Petzhold

A avaliação é realizada ao longo de 5 a 7 atendimentos que incluem uma devolutiva, na qual o resultado é explicado em detalhes e um relatório detalhado é entregue.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

Avaliação Neuropsicológica é um conjunto de provas e testes que analisam uma ampla gama de funções cognitivas (cerebrais), como a atenção e a memória.

Para que serve Avaliação?

Na maioria dos casos a Avaliação Neuropsicológica serve de complementação e detalhamento diagnóstico de transtornos mentais em que há comprometimento das funções cognitivas, como o Déficit de Atenção e Hiperatividade e quadros demenciais (como o Alzheimer).

Mas ele pode ser usado para detalhar o funcionamento das funções cognitivas em qualquer situação.

A Neuropsicologia é uma área do conhecimento com interface entre a neurologia e a psicologia e que, apesar de lidar com conhecimentos muito modernos sobre o cérebro e o comportamento humano, tem uma longa história de desenvolvimento que remonta à época do Antigo Egito (3.000 anos a.C.) com registros de lesões cerebrais e dos comprometimentos cognitivos relacionados a estas (alteração de linguagem, de fala e de comportamento).