Notícias Segurança
PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR APRESENTAM ATIVIDADE DELEGADA NA CÂMARA
- Município e PM do Estado de SP devem firmar convênio para que policiais ajudem na fiscalização em Rifaina -
O Capitão Cardoso, comandante operacional do 15º Batalhão de Polícia Militar da região de Franca, apresenta nesta segunda-feira (02) na Câmara de Vereadores de Rifaina, o projeto básico de Atividade Delegada, que o governo municipal 2017-2020 pretende implantar na cidade.
A apresentação ocorrerá às 19h, na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária do Legislativo, quando o projeto será explicado aos vereadores que deverão votar proposta de convênio que será apresentada em Projeto de Lei do prefeito Hugo Lourenço.
A Atividade Delegada consiste na execução de serviços de competência municipal delegados ao Estado (Polícia Militar), mediante convênio, objetivando o emprego de policiais militares, voluntários, fardados, armados e munidos de equipamento de proteção individual, de acordo com escala especial extraordinária, e abrangendo, simultaneamente, o desenvolvimento de atividades próprias de preservação da ordem pública.
Entre as atividades delegadas à PM, a Prefeitura poderá usufruir, sem necessidade de gastos com contratação de fiscais e agentes, da fiscalização de terrenos baldios, perturbação ao sossego público, fiscalização de transporte coletivo e de carga, fiscalização de comércio, alvarás de bares, festas, etc) e fiscalização de comércio ambulante.
Como benefícios diretos e indiretos ao Município, podem ser destacados: aumento de efetivo policial nas ruas, ausência despesas previdenciárias e economia na verba de custeio da atividade.
Posteriormente à tramitação do Projeto e sua eventual aprovação pela Câmara de Vereadores, o prefeito Hugo Lourenço deverá elaborar, conjuntamente com o comando regional da PM, o plano de trabalho a ser desenvolvido na Atividade Delegada, cujos policiais envolvidos, serão remunerados por gratificação da Prefeitura.