Notícias Obras e Serviços
RIFAINA VIGIADA
PUBLICADO EM 18/10/2015
Conhecido pelas belezas naturais, pela natureza pródiga e pelo charme da praia artificial, o balneário de Rifaina também quer se transformar na cidade mais segura da região de Franca.
No final do mês, a Prefeitura vai inaugurar um ambicioso projeto de monitoramento eletrônico que vigiará todos os movimentos de quem passar pelo município. A promessa é a de que nada escapará das lentes de 55 câmeras espalhadas por pontos estratégicos. Isto para dar mais tranquilidades aos moradores e visitantes.
Os equipamentos já estão funcionando em caráter experimental há 20 dias. Foram instaladas câmeras Full HD, HD e Speed Dome, que giram 360 graus e têm longo alcance. Elas vão monitorar todas as entradas e saídas da cidade, margens da rodovia Cândido Portinari, 14 prédios públicos, bairros, praças, rotatórias e saídas para ranchos e condomínios. Somente no calçadão da praia, serão seis dispositivos de vigilância. No total, serão 55 pontos sob vigilância total. Em Franca, por exemplo, que tem uma população cem vezes maior do que Rifaina, há apenas 48 câmeras, boa parte delas desligada. “Não terá como entrar ou sair da cidade sem ser visto. As câmeras vão filmar e gravar imagens em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmou o tenente Carlos Alberto Thomazelli, secretário de Segurança do município.
A Guarda Civil Municipal de Rifaina será a responsável por monitorar as câmeras. Por meio de rádios instalados na central, os agentes terão linha direta para avisar policiais militares e civis sobre qualquer movimento suspeito registrado na cidade. As gravações com imagens de alta resolução também poderão ajudar no esclarecimento de crimes e acidentes de trânsito. “Rifaina tem um dos mais baixos índices de criminalidade do Estado, mas queremos melhorar ainda mais. Vamos intensificar a prevenção para dar mais tranquilidade à população e aos turistas que nos visitam”, disse Alcides Diniz (PMDB), o Cidinho, vice-prefeito da cidade.
SEGURANÇA - De acordo com dados da Secretaria de Segurança Público do Estado, Rifaina registrou dois roubos e 20 furtos de janeiro a agosto deste ano. Acidente de trânsito com vítima, sem gravidade, foi apenas um. A estatística de homicídio do ano está zerada.
A implantação da vigilância eletrônica constava do plano de governo do então candidato a prefeito Abrão Bisco (PTB). Eleito, ele investiu na obra que será oficialmente entregue à população no dia 31, com a presença da banda musical de Igarapava.
O sistema de monitoramento não consta com parcerias e foi feito apenas com recursos próprios. A Prefeitura investiu cerca de R$ 70 mil para preparar a estrutura e pagará em torno de R$ 10 mil por mês a uma empresa privada que será a responsável pelas câmeras.
Todo o sistema de iluminação da cidade também foi trocado. Para viabilizar o projeto, o município fez economias, como abrir mão de realizar as edições da festa do peão em 2014 e 2015.
Os investimentos não devem parar por aí. A segunda etapa do projeto prevê a instalação de câmeras inteligentes, tipo “dedo-duro”, que são capazes de flagrar veículos com problemas criminais e administrativos.
(Publicado n GCN – Texto – Edson Arantes, Fotos - Dirceu Garcia)
MAIS NOTÍCIAS NO FACEBOOK CIDADE DE RIFAINA
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO