Notícias Obras e Serviços
RIFAINA REFORÇA PROGRAMA PRAIA ACESSÍVEL NESTE VERÃO
PUBLICADO EM 14/01/2016
O Projeto Praia Acessível, realizado pela Prefeitura de Rifaina, em parceria com o Governo do Estado, permite que cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida se refresquem na água do mar usando cadeiras especiais anfíbias.
Por conta da temporada de verão, o programa Praia Acessível do Governo de São Paulo está em vigor em Rifaina e em praias do litoral sul e norte. O projeto conta com toda estrutura oferecida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e permite que cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida se refresquem na água do mar.
Em Rifaina, desde 2012, a Prefeitura disponibiliza aos turistas e moradores da cidade nestas condições, 12 cadeiras especiais – conhecidas como cadeiras anfíbias – que podem ser utilizadas gratuitamente por pessoas portadoras de necessidades especiais em toda a orla da Praia.
As cadeiras permitem que as pessoas adentrem a represa com segurança e com monitoramento. As 12 cadeiras anfíbias foram cedidas à Prefeitura pelo programa Praia Acessível, lançado em 2010 e do qual o Município de Rifaina é participante mediante convênio assinado desde 2012 com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Programa visa a promover a inclusão de pessoas com deficiência que podem usufruir da praia com segurança e dignidade. A Secretaria foi a responsável pelo fornecimento das cadeiras enquanto que a Prefeitura de Rifaina montou a equipe de suporte do programa.
As cadeiras são feitas com um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade não perigosa do mar ou do rio. Existe facilidade na transferência porque os braços são removíveis.