Notícias Trabalho e Renda
RIFAINA FAZ PARCERIA COM O ESTADO E TERÁ PROJETO COZINHALIMENTO
Um pedido feito pelo prefeito Abrão Bisco Filho, desde 2013, finalmente foi atendido pela Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura do Estado de SP: a implantação do Programa Cozinhalimento.
O Projeto Cozinhalimento promoverá a instalação de cozinha-piloto, tendo como objetivo, incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento.
No caso de Rifaina, segundo o prefeito Abrão Bisco Filho, também irá promover a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas, além de realizar cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos.
Outro objetivo é o de promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.
A Prefeitura de Rifaina, ao assinar o convênio, estará apta a receber equipamentos como Geladeira com freezer, Batedeira, Liquidificador, - Fogão, Microondas, Multiprocessador, Espremedor de frutas, Balança digital, Forno semi-industrial, Utensílios de cozinha, Mesa de inox e um armário de três peças.
Além de receber os recursos para a aquisição de equipamentos destinados à instalação de cozinhas-piloto, o convênio também permitirá capacitar agentes do município, tornando-os multiplicadores de ações de segurança alimentar e nutricional, criadas pelo Governo do Estado.
Esses agentes têm entre suas incumbências, desenvolver receitas que aproveitem os ingredientes e hábitos alimentares da região. Outra tarefa a cargo dos multiplicadores é dar continuidade - por meio de cursos, palestras e treinamentos - a ações de combate ao desperdício, aproveitamento das partes não-convencionais dos alimentos e economia doméstica. O Cozinhalimento abrange também a geração de renda, que engloba a produção de compotas, pães e outros produtos.
“Já enviamos a documentação final solicitada pelo Centro de Execução, Monitoramento e Controle de Programas e Projetos da Codeagro, com a lista dos equipamentos que ainda não temos e que serão adquiridos com os recursos que serão repassados à Prefeitura bem como os cursos disponíveis”, disse o prefeito Abrão.