Notícias Saúde
SECRETÁRIO DE SAÚDE E MÉDICO FAZEM RELATO SOBRE SITUAÇÃO DA DENGUE
PUBLICADO EM 11/03/2015
O Secretário de Saúde do Município de Rifaina – Antônio Carlos Marcelino dos Santos – Carlinhos da Saúde – e o médico Gustavo Bisco, compareceram à sessão da Câmara de Vereadores na sessão ordinária de 05/03, quando fizeram um amplo relato da situação do combate à Dengue.
Além de fazerem a explanação verbal durante a sessão, respondendo a várias perguntas dos vereadores, os dois convidados também entregaram relatório escrito a cada um integrante do Legislativo, para conhecimento das ações que vem sendo realizadas.
A presença do Secretário e do médico ao parlamento local foi de suma importância, num momento em que a Prefeitura e a VISAM ampliam o trabalho de conscientização da população sobre a necessidade de todos se unirem ao combate aos criadouros do mosquito transmissor da doença.
Segundo o secretário Carlinhos, a Secretária de Saúde de Rifaina tem dados oficiais comprovados pelo Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, para que não haja interpretações erradas sobre uma suposta “epidemia de dengue”, afirmando que muitas informações desencontradas podem causar preocupação às pessoas e prejuízo à cidade.
Os dados mostram crescimento dos casos, pois a doença tem picos em alguns períodos do ano. De setembro a dezembro de 2014, segundo o relatório, ocorreram 42 casos confirmados na cidade. Em 2015, apenas até o fechamento de fevereiro foram registradas outras 92 confirmações. Além disso, 7 casos tiveram conclusão "negativa" e outros 43 aguardam resultado dos exames.
FATORES – Em seu relato, tanto o secretário quanto o médico Gustavo Bisco, que é quem atende diretamente os casos suspeitos que aparecem na rede pública de saúde de Rifaina, apontaram fatores agravantes da ameaça de Dengue na cidade.
Os chamados fatores de risco são seis, listados pela Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal: o grande número de guarda-barcos, as borracharias; os ranchos e casas de veraneio com piscinas e que ficam fechadas a maior parte do tempo. Também: a crise da falta d´água (as pessoas reservam inapropriadamente o líquido), o abandono do Clube Wet World (que fica no Município de Sacramento, mas a menos de 1 km de Rifaina) e o clima diferenciado da cidade.
AÇÕES – A Secretaria de Saúde listou as últimas ações realizadas de prevenção e combate à Dengue na cidade (entre 2014 e o início deste ano). Foram realizados arrastões, nebulizações, orientações a turistas, contratação de mais um Agente de Vetores, campanha nas residências, palestras nas escolas, limpeza de terrenos baldios (inclusive com alguns Boletins de Ocorrência registrados), trabalho em conjunto com a SUCEN-Franca, nebulizações especiais nos clubes Wet World e Águas do Vale; adaptação das lixeiras públicas e emissão de mais de 200 notificações de residentes onde foi constatada a presença de larvas.