Notícias Saúde

AGRICULTURA DE RIFAINA VACINA CÃES E GATOS CONTRA RAIVA NESTA QUINTA E SEXTA

PUBLICADO EM 31/07/2013
A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Rifaina realizará vacinação de cães, gatos e animais domésticos contra a raiva de forma gratuita. A vacinação ocorrerá em dois locais: na Praça 24 de Dezembro, na quinta-feira, das 9h as 12 e das 13h às 16h e na sexta-feira, na Praça do Conjunto Mário Beni, no mesmo horário. Os proprietários de cães deverão levar os animais suas coleiras por garantia de segurança. A imunização visa a prevenir a ocorrência da raiva canina nos animais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a população canina é estimada em 10% da população humana, o que significa que Rifaina teria cerca de 350 animais, entre os cães domésticos e os de rua. 
A RAIVA CANINA - A raiva é um vírus sendo uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%.
O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.
Esse vírus é transmitido através de mordidas, arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.
NOS CÃES - Nos cães, a doença em si inicia-se após o período de incubação de 3 a 6 semanas. Da mesma forma que nos humanos, os cães possuem fases da raiva, sendo que na fase de pródromo, o comportamento do cão muda, se tornando mais arredio, desobediente, alimentando-se em menor quantidade que o habitual, ingerindo matérias incomuns como madeira, palha. Há duas formas clínicas de raiva nos cães: forma Furiosa e Raiva Muda. Na forma Furiosa a característica é um cão agitado, latindo repetidamente com tom rouco e fanho, agressivo. O óbito se dá depois de 4 a 7 dias, apresentando paralisias e convulsões. O animal baba daí o dito popular do cão raivoso é aquele que baba e isso ocorre pela dificuldade que apresenta, assim como os humanos, em deglutir a saliva devido a paralisia dos músculos da faringe. Na Raiva Muda, os sintomas mais comuns como a agressividade não são vistos, apenas os quadros de paralisia dos maxilares, nos dando menos indicativos do que possa estar acontecendo com o animal.