Notícias Saúde
PREFEITURA INICIA PROGRAMA DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
PUBLICADO EM 03/10/2013
Desenvolvido pelas médicas veterinárias Roberta Carvalho Silva Tasso e Aline Iraci Ronca Bolelli, a Prefeitura de Rifaina, através de sua Secretaria do Meio Ambiente está iniciando o projeto de castração de animais denominado “Cão Amigo Fiel”. O programa tem por objetivo diminuir a população de animais errantes nas ruas de Rifaina, e também diminuir a probabilidade de doenças e o risco de transmissão de Zoonoses. O alto índice de animais abandonados e em condições precárias pelas ruas da cidade é um problema de Saúde Pública e de Meio Ambiente.
O programa pretende esterilizar o maior número possível de animais e sua identificação, no sentido de permitir a cobrança de posse responsável, bem como de campanha de conscientização sobre os problemas decorrentes do crescimento da população animal. Os animais serão recolhidos pela equipe do Meio Ambiente, entre setembro e novembro de 2013, com acompanhamento da veterinária Aline Iraci Ronca Bolelli.
O QUE É – A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação. A castração consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado. A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.
O animal doméstico castrado não apresenta comportamentos reprodutivos tais como fugir de casa, latidos ou miados altos durante o cio, brigas, demarcação de território com urina, etc. É uma garantia de segurança para o animal, que embora continue adequado inclusive para guarda de residências, torna-se mais equilibrado e emocionalmente estável.