Notícias Saúde
RIFAINA PROMOVE MAIOR AÇÃO DE COMBATE A DENGUE DE TODOS OS TEMPOS
PUBLICADO EM 31/03/2015
A exemplo dos demais municípios do Estado de SP, Rifaina foi atingida no segundo semestre de 2014 e no início deste ano, por um número expressivo de casos de Dengue, embora a cidade ainda esteja fora dos alertas de epidemia da doença e nas últimas semanas, os casos notificados tenham reduzido drasticamente.
O Estado de SP já registrou em 2015, segundo o mais recente relatório do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, que compila dados dos municípios, até 26 de março, 100.100 pessoas infectadas neste ano.
Em Rifaina cerca de 90 casos foram confirmados, mas a proliferação está sob controle, graças a um conjunto de ações que envolvem todos os Departamentos da Prefeitura, sob a coordenação da Vigilância Sanitária Municipal – VISAM – da Secretaria Municipal de Saúde. O Controle de Vetores age ostensivamente na conscientização da população e no controle dos criadouros do mosquito transmissor da doença.
PREFEITURA E POVO CONTRA A DENGUE
O Controle de Vetores, para destacar ainda mais a importância do combate ao mosquito na cidade, afixou faixas alusivas ao tema em vários pontos com grande fluxo de pessoas. Além disso, durante toda semana os agentes distribuíram panfletos, cartazes e fizeram o trabalho de rotina casa a casa, com orientações e visitas a pontos estratégicos.
NEBULIZAÇÃO EM GUARDA-BARCOS
Dois dos seis pontos agravantes da proliferação da Dengue em Rifaina, segundo a Secretaria de Saúde – SMS – são o grande número de guarda-barcos e as várias borracharias existentes na cidade.
Assim, uma nebulização preventiva contra a dengue nestas garagens e também nas borracharias da cidade, foi feira. Os profissionais destes setores foram orientados sobre os cuidados quanto ao acúmulo de água nos barcos e pneus. As garagens e as borracharias passaram por triagem para a localização de possíveis criadouros.
FLUTUADORES QUE LIBERAM CLORO
O Setor de Controle de Vetores – CV - também tem ações criativas para combater o mosquito. Segundo o chefe do CV, Rodrigo Ferreira, foi criada uma forma econômica de liberação de cloro que elimina o mosquito dos locais de água parada. Com garrafas recicláveis foram criados flutuadores que liberam cloro suficiente para impedir a proliferação do mosquito da dengue. As garrafas pets podem ser usadas em piscinas abandonadas.
CLUBE WET WORLD
O Controle de Vetores de Rifaina voltou ao clube abandonado Wet World – que fica no Município de Sacramento, mas a menos de 1 km de Rifaina – nebulizando, fazendo tratamento químico e uso de larvicida em aguas paradas. No local, mais uma vez, foi constatada grande presença de larvas. Foram aplicados flutuantes de cloro nas piscinas, principal criadouro do mosquito da dengue naquela área.
PONTE E PESCADORES
O Controle de Vetores de Rifaina fez limpeza preventiva no entorno da ponte do lado de Minas, onde muitos pescadores e algumas pessoas desrespeitam a regra de civilidade e respeito á higiene. No local são jogados restos e embalagens de marmitex, sacolas, garrafas pets e de cerveja.
Foram removidos dezenas de sacos e sacos de lixos, melhorando o local. O ideal é que as pessoas que frequentam o local, após a pescaria recolha seu lixo e deposite em uma caçamba que fica próxima o local. São os atos simples que têm a capacidade de auxiliar nesta verdadeira “guerra” contra a Dengue.
FAZENDO SUA PARTE
Além de promover todas estas ações que dispendem recursos próprios e conveniados, a Prefeitura vai além: o Prefeito Abrão Bisco Filho enviou à Câmara e teve aprovado projeto de lei que autorizou a contratação de mais dois Agentes de Vetores concursados para auxiliar no combate à dengue.
Além disso, o Prefeito enviou à Câmara e também teve aprovado, Projeto de Lei que autoriza a aplicação de multa específica para quem manter criadouros de mosquito da Dengue e não atenderem às notificações para limpeza e regularização.
VÍDEOS E NOTÍCIAS NO FACEBOOK CIDADE DE RIFAINA
MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO - CLIQUE AQUI